
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) divulgou que no próximo dia 25 de abril de 2021 acontecerá, em Los Angeles, a 93ª edição do Oscar, maior prêmio do cinema mundial, que homenageará os melhores filmes lançados entre 1 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.
O Futuro Brilhante aproveitou o momento e preparou uma lista com os 5 filmes que já abordaram a temática violência sexual contra crianças e adolescentes e concorreram a uma estatueta. Pega a pipoca e vem com a gente relembrar esses grandes sucessos do cinema.
1 – Spotlight: segredos revelados
Vencedor do Oscar de melhor filme em 2016, narra a história de uma investigação de violência sexual cometida por membros da arquidiocese de Boston e revela todo um esquema de acobertamento destes crimes envolvendo, inclusive, instituições do sistema de justiça. Foi baseado em fatos reais, trouxe depoimentos de vítimas e foi alvo de críticas da igreja católica.
2 – Moonlight- Sob a luz do luar
Em 2007 o longa venceu 4 categorias: melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante. O filme apresenta três etapas da vida de Chiron, personagem principal, explorando as dificuldades que enfrenta no processo de reconhecimento da sua identidade, sexualidade e o abuso físico e emocional que sofreu ao longo destas transformações.
3 – O quarto de jack
O filme conta a trajetória de uma mulher que foi sequestrada quando ainda era adolescente e que foi mantida em cativeiro e abusada sexualmente por vários anos. Em razão dos abusos acaba engravidando e cria seu filho dentro de um quarto minúsculo. Jack, filho da protagonista, presencia os momentos que a mãe é violentada sexualmente pelo abusador. O longa metragem ganhou o Oscar de melhor atriz.
4 – Preciosa: uma história de esperança
E em 2010 o filme foi indicado a seis categorias e venceu duas: melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro adaptado. O longa traz para as telas a história de Preciosa Jones, uma garota obesa, antissocial e vítima de violência sexual cometida por seu pai que resulta em duas gestações.
5- Dúvida
Mary Streep é a irmã Aloysius, diretora da rígida escola de St. Nicholas, que acredita no poder do medo e da disciplina. Uma das freiras conta à diretora que o carismático padre Flynn pode estar dando atenção demais para um garoto. Mesmo sem provas, irmã Aloysius começa uma luta pessoal contra o padre, apesar de não ter provas suficientes sobre abuso infantil. O filme indicado ao Oscar 2009 nas categorias, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante.
O cinema, além de entreter, exerce papel social extremamente relevante ao colocar em pauta temas delicados como a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes e incentiva debates sobre a realidade que vivemos.
Aproveitem a lista para conhecer mais sobre o tema e ser nosso parceiro na prevenção à violência sexual infantojuvenil.
Laura Rolim