No sábado (24.02.24) os voluntários Diego Melo, Márcio Ferreira, Monique Loma, Nádia Lêda, Paola Queiroz, Flávia Camila, Rosiane Rodrigues, Laura Silva, Rayssa Lopes e Diego Martins se deslocaram de até a Escola Almirante Renato Guilobel, localizada no bairro de Val de Cães, em Belém/PA, com o objetivo de realizar ação de prevenção à violência sexual cometida contra crianças e adolescentes pelo projeto Futuro Brilhante que é de natureza voluntária e atualmente reúne profissionais e estudantes de nível superior com o objetivo de disseminar informações para a prevenção de crimes desta natureza. A ação contou com o apoio de alunas da Liga Acadêmica Sistematização da Assistência e Processo de Enfermagem (LASAEPE).
No estado do Pará, de janeiro de 2019 a dezembro de 2022, em pleno contexto de pandemia da COVID-19, momento em que diversas instituições suspenderam seus atendimentos presenciais, houve o registro de 14.223 crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes, segundo dados do Sistema de Informação de Segurança Pública (SISP).
Durante as ações, as crianças receberam orientações sobre autoproteção a partir da utilização da música “Nisso e Naquilo” e, após, participaram da atividade do “Semáforo do Toque” e da “Trilha da Proteção” que podem ser baixadas em nosso site (https://futurobrilhante.net.br/materiais/). Simultaneamente os pais das crianças foram divididos em grupos e discutiram o que fazer diante de casos concretos que costumam acontecer na localidade, tais como: gravidez na adolescência, compartilhamento de fotos íntimas em aplicativos de mensagens e comportamento sexualizado incompatível com a idade.
Ao final das atividades, os adultos receberam a versão impressa da cartilha “passo a passo para o atendimento dos casos de violência sexual cometidos contra crianças e adolescentes”.
SAIBA COMO UTILIZAR O “SEMÁFORO DO TOQUE” NA SUA ESCOLA:
Objetivos do exercício:
Ensinar a nomear corretamente as partes do corpo, esclarecendo quais podem ou não ser tocadas, bem como quais pessoas podem tocá-las e em quais circunstâncias.
- Exemplo: dar banho, fazer um exame médico ou um curativo;
- Estabelecer canal de comunicação para que as crianças se sintam seguras ao relatarem situações suspeitas.
Materiais necessários:
- Folha de papel, lápis de cor ou giz de cera nas cores verde, amarelo e vermelho.
Orientações:
- O exercício pode ser executado de forma individual ou em grupo;
- Se não puder imprimir, desenhe os bonecos em uma folha de papel em branco;
- Mostre o desenho, nomeie as partes do corpo corretamente e estimule a conversa sobre quais podem ou não ser tocadas;
- Explique o significado das cores (verde = pode; amarelo = atenção; vermelho = proibido)
- Distribua as folhas de papel e o material de pintura. Peça que as crianças pintem o desenho de acordo com o significado das cores;
- Ao final, faça uma revisão do assunto utilizando um desenho já pintado.
SAIBA COMO UTILIZAR A “TRILHA DA PROTEÇÃO” NA SUA ESCOLA:
OBJETIVOS DO EXERCÍCIO:
- Ensinar sobre a rede de proteção (instituições), pessoas de confiança (familiares, professores, amigos), situações de perigo e como denunciá-las.
- Estabelecer canal de comunicação para que as crianças se sintam seguras ao relatarem situações suspeitas.
Obs.: Novos objetivos poderão ser trabalhados de acordo com as perguntas formuladas por quem conduz o jogo.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Trilha da proteção, dados e bonecos para servir como peões.
ORIENTAÇÕES:
- O exercício pode ser executado de forma individual ou em grupo;
- Se não puder imprimir, desenhe a trilha em uma folha de papel em branco;
- Elabore 20 perguntas e respostas para utilizar durante a trilha;
- Mostre a trilha, explique as regras e faça uma breve exposição sobre o conteúdo que será abordado nas perguntas;
- Toda vez que uma “casa” tiver o logotipo do Futuro Brilhante, faça uma pergunta com duas ou três opções de resposta;
- Distribua as crianças em grupos e inicie o jogo;
- Ao final, faça uma revisão do assunto.
Para mais informações, entre em contato conosco pelos seguintes canais:
Whatsapp: (91) 99214-2537
Instagram: @futuro.brilhante
Site: futurobrilhante.net.br
Texto: Diego Martins