As Aventuras da Ribeirinha são histórias infantis criadas para levar, de forma lúdica, informações para prevenção da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes na Região Norte do país, de modo a possibilitar que os próprios moradores das comunidades sejam capazes de identificar momentos em que os crimes sexuais possam ocorrer ou já estejam ocorrendo e também instruir a todos acerca de como agir diante dessas situações, provocando as pessoas a intervir para evitar, impedir ou denunciar os crimes caso já tenham sido consumados.
A prática é integralmente online e as histórias são divididas em capítulos publicados em site próprio, podendo ser acessada gratuitamente por todos os interessados no tema e também serve de base para atividades presenciais de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes realizadas em escolas públicas e comunidades em situação de extrema vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belém do Pará.
O roteiro tem como fonte fatos reais associado a extenso levantamento teórico sobre estratégias de prevenção à violência sexual e suas consequências na vida de crianças e adolescentes quando consumada. A narrativa é realizada a partir do olhar de uma criança de 8 anos de idade e a linguagem utilizada para o desenvolvimento das falas dos personagens é simples e coloquial de modo a facilitar o entendimento sobre os conceitos jurídicos e as estratégias de prevenção à violência sexual, além de permitir a utilização das histórias no ambiente familiar e escolar com crianças e adolescentes.
Nesta primeira fase, há 20 capítulos das Aventuras, nos quais mostramos como costumam agir os abusadores, quais os efeitos da violência sexual na vida das vítimas, os desafios para ensinar as crianças sobre como se proteger ao conversar com elas sobre educação sexual, bem como apresentamos ferramentas lúdicas que podem ser utilizadas para prevenir este tipo de violência. Veja quais são:
Capítulo I: O diário.
Capítulo II: Não vamos mais falar sobre isso.
Capítulo III: O visitante.
Capítulo IV: Brincadeira de criança?
Capítulo V: Ninguém mexe comigo!
Capítulo VI: Reunião de pais e mestres.
Capítulo VII: Ho ho ho, papai noel chegou!
Capítulo VIII: O fazendeiro.
Capítulo IX: Justiça?
Capítulo X: A audiência.
Capítulo XI: Criança birrenta.
Capítulo XII: Uma pessoa de confiança.
Capítulo XIII: Sessão de cinema.
Capítulo XIV: O foragido.
Capítulo XV: Onde está Rai?
Capítulo XVI: A rede de atendimento
Capítulo XVII: Juro de “mindinho”.
Capítulo XVIII: A menina mais bonita da cidade.
Capítulo XIX: A confissão.
Capítulo XX: Até logo!
Acesse todos em capítulos em: https://futurobrilhante.net.br/ribeirinha/
Instagram: @futuro.brilhante
Whatsapp: 91 99214-2537
Texto: Diego Martins