Com fotos, pessoas se posicionam contra a violência sexual infantojuvenil
A campanha “Maio Laranja”, de prevenção contra o abuso e a violência sexuais infantojuvenis, é realizada todos os anos, no quinto mês do ano. Antes da pandemia, diversos projetos, incluindo o Futuro Brilhante, faziam mobilizações em praças, caminhadas e outras ações para alcançar mais pessoas e debater a temática. Mas, com a necessidade de isolamento social para prevenir a covid-19, as atividades não estão sendo mais realizadas.
O ambiente online, neste sentido, se torna importante para continuar levando as discussões à sociedade em geral. Além das oficinas que estão ocorrendo virtualmente, o projeto também criou uma campanha digital, que funciona da seguinte forma: quem estiver interessado em mobilizar pessoas do seu ciclo social publica uma foto sua, segurando uma placa com a frase “Brasil sem violência sexual contra crianças e adolescentes” e marca o Futuro Brilhante, no Instagram. Até agora, mais de 50 pessoas já aderiram à campanha.
Segundo o coordenador do grupo, Diego Martins, antes, as aglomerações nas praças chamavam muita atenção da sociedade para o enfrentamento da violência sexual e a necessidade da prevenção desses crimes cometidos contra crianças e adolescentes. “Com a pandemia, não está sendo possível nada disso. A ideia surgiu a partir desse contexto, para que a data não passe em branco e que a gente promova uma mobilização digital”, comenta.
Voluntária do projeto, Victória Torres diz que achou “muito legal” ver várias pessoas apoiando a ideia e mandando fotos. “Tivemos um retorno bastante positivo com diversas pessoas enviando suas fotos do trabalho, estágio ou até mesmo das suas famílias. Essa campanha foi criada para alcançar mais pessoas sobre o Maio Laranja, já que pouca gente conhecia esse termo e o que ele significa, então, com essa ideia das fotos pudemos conscientizar sobre o mês de prevenção ao abuso infantil e, ao mesmo tempo, as pessoas conhecerem o Futuro Brilhante como ferramenta de ajuda”, afirma.
A jovem conta que participava do projeto, antigamente, doando materiais escolares de palestras que o seu curso realizava na faculdade. Como, neste ano, uma nova seleção foi aberta para voluntários, ela resolveu participar e conseguiu ser aprovada. Hoje, Victória atua no projeto como assistente jurídica, voltada para a área de pesquisas e contratos.
“Espero, futuramente, estar junto com as crianças fazendo alguma ação. Acho que, no geral, o Maio Laranja precisa ter mais reconhecimento, porque é o mês que muitas pessoas e projetos trabalham para ajudar no combate ao abuso infantil, tem uma importância enorme para mim porque podemos divulgar sobre esse assunto de diversas formas, sempre é bom espalharmos conhecimento sobretudo para aqueles que não conheciam o termo”, finaliza a voluntária do Futuro Brilhante.
Ainda dentro da campanha de conscientização, o projeto vai realizar, na semana que vem, o III Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil. Ainda é possível realizar as inscrições por meio deste site, no valor de R$ 107. Haverá um total de 12 apresentações de especialistas de todo o Brasil, falando sobre várias áreas do conhecimento. O material ficará gravado para quem quiser assistir depois.