De acordo com o dicionário de Oxford, música é combinação harmoniosa e expressiva de sons, ou seja, a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época e civilização.
Tudo ao nosso redor tem música (filmes, novelas, comerciais, brinquedos). Ela nos ajuda a relaxar quando precisamos, a comemorar quando estamos felizes, nos faz chorar e nos ajuda a aprender. Nesse sentido a música tem um papel muito importante na educação e desenvolvimento humano das crianças, pois auxilia na imaginação e criatividade, favorecendo a ampliação de áreas do cérebro como a da linguagem.
A música e outras expressões artísticas podem ser utilizadas como ferramenta para trabalhar questões importantes como prevenção à violência sexual com crianças e adolescentes. Associar a música a uma temática ajuda a promover reflexões e facilita a memorização.
O repertório musical sobre esta temática é limitado. Entretanto, posso citar o exemplo da estudante de psicologia Nivea Cavalcante que fez um vídeo para um trabalho de faculdade, cuja temática era prevenção à violência sexual e consistia em usar um fantoche para interpretar a música “nisso e naquilo” que explica de forma simples, com uma linguagem clara e acessível o que pode ou não ser tocado no corpo das crianças.
Outro exemplo é o musical Ninguém Mexe Comigo, criado para incentivar os adultos a somarem suas vozes à rede de proteção à infância. O musical tem o objetivo de ajudar crianças e adolescentes a identificarem situações de abuso e aprenderem a se defender, ao incentivar atitudes como gritar, correr, contar ou ligar para o Disque 100. A campanha deu tão certo que foi divulgada amplamente nas redes sociais, teve repercussão internacional e a letra traduzida para oito idiomas.
As músicas citadas acima tem proposito de fazer com que as crianças (mesmo as pequenas) e adolescentes identifiquem situações de abuso e se defendam antes dele se concretizar. Caminhemos juntos nessa missão de proteger as crianças através de informação. Lembrem-se para denunciar casos de violência sexual pelo disque 100.
Links
Nisso ou naquilo:
https://www.instagram.com/p/CAsqEJIHV2r/
Ninguém mexe comigo:
https://www.youtube.com/watch?v=ZSqZn5C77gM&t=87s
Texto: Laura Rolim
Recomendo também: Lobo Mau – Cristina Mel e Perereca, bumbum, pipi e popô – Carol Levy são ótimos músicas.