Durante a 7a edição do natal solidário que ocorreu no último domingo (20.12) na Vila Cruzeirinho, comunidade Guajará Mirim, Baixo Acará/PA, realizamos duas atividades de prevenção à violência sexual infantojuvenil.
A primeira foi a luva pedagógica, coordenada pelas voluntárias Gabriela e Nicoly, que ensina de forma lúdica crianças com até 6 anos de idade sobre as partes do corpo que não podem ser tocadas sem seu consentimento e a quem pedir ajuda em caso de perigo (rede de proteção / pessoas de confiança).
A segunda foi o jogo “pode ou não pode”, coordenada pelas voluntárias Neiva e Larissa S., que ensina crianças de 6 a 11 anos de idade sobre toques bons x toques ruins, consentimento e partes do corpo. Para realizá-la são utilizados dois cartazes, um com desenho do corpo de um menino e o outro com o desenho do corpo de uma menina. Depois de receber as orientações iniciais, as crianças utilizam as cores verde e vermelho para indicar as partes do corpo que podem ser tocadas (verde) e as que não podem (vermelho).
Os exercícios da levar a luva pedagógica ou o jogo do pode ou não podem ser levados para a sua escola/comunidade/instituição religiosa, fale conosco no WhatsApp (91) 99214-2537.
Este foi um ano muito difícil e no último domingo, além das atividades acima descritas, as crianças puderam ter um dia de alegria e de esperança de dias melhores ao brincarem conosco de bandeirinha, travinha, trenzinho e cantigas de roda.
Graças ao apoio de doadores, dos membros do nosso programa de apadrinhamento e iniciativas como a rifa / vaquinha on line conseguimos levar um lanche com 450 hot dogs e suco para as crianças. Os chocolates foram doação do @venezuelanosbelem, @dunortedist e @tonysaraiva41.
Além disso, o apoio dos nossos parceiros, como o @projetoaso e @amorsolidariobelem, foi fundamental para que pudéssemos realizar o escovódromo para 81 crianças durante a 7a edição do natal solidário.
Por fim, celebramos o 2° de uma parceria de sucesso com o BANPARÁ (@banparaoficial), a qual esperamos que dure por muito tempo. Graças a ela e a doação de brinquedos realizadas por servidores da instituição e por clientes, conseguimos levar presentes para 150 crianças.
Por conta da pandemia e das medidas de segurança necessárias à prevenção do COVID-19 não foi possível levarmos todos os nossos 21 voluntários, 52 madrinhas e padrinhos e representantes das 10 empresas parceiras do clube de vantagens brilhantes.
Mas certamente todos foram muito bem representados pela equipe maravilhosa que esteve presente na 7a edição do natal solidário.
Continue fazendo suas doações e ajudando a divulgar nossas campanhas.
Torne-se madrinha ou padrinho do Futuro Brilhante e nos ajude a atender cada vez mais crianças ao estimular a educação como forma de prevenir a violência sexual Infantojuvenil.
Informações sobre o apadrinhamento pelo WhatsApp (91) 99314-9410.
Texto: Diego Martins