As facilidades e a gigantesca quantidade de conteúdo que a internet nos proporciona, tornou trivial encontrar todo tipo de material e todo tipo de gente na rede. Dentro deste contexto, você já se perguntou: como posso ter certeza do que meu filho está acessando/visitando na internet? Com quem ele anda conversando? Como posso ter o controle desta situação? Essa é uma pergunta que todos os pais já devem ter feito a si mesmos (ou pelo menos, deveriam começar a pensar sobre 🙂 ) em algum momento.
De fato, a internet nos oferece muitas facilidades no dia a dia, mas se não utilizada com os devidos cuidados pode também guardar muitos riscos. Acredito que todo mundo já tenha ouvido uma história ou acompanhado algum caso, onde todo o contato inicial da vítima com o abusador aconteceu via digital. Infelizmente isso é muito comum hoje em dia e pensando nisso justamente, preparamos esse texto com algumas dicas que você pode aplicar diariamente a fim de manter um controle maior sobre que tipo de conteúdo seu filho acessa quando está online.
Aplicativos para Celular
A internet é muito utilizada hoje por celulares e outros dispositivos móveis, e em paralelo, por crianças. Visto que muitas dessas já tem seu próprio smartphone, ja existem aplicativos destinados a controlar o que seu filho acessa. O aplicativo Kids Place (disponivel para android no link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.kiddoware.kidsplace&hl=pt_BR&gl=US) visa personalizar o telefone para que ele possa exibir apenas conteúdos determinados pelos pais. Ele também consegue impedir o download de novos aplicativos e consegue também bloquear chamadas consideradas indesejadas. Na mesma linha, o AppGuardian oferece as mesmas funcionalidades além de incluir o modo navegação segura para o Youtube. Com essa funcionalidade, os pais conseguem bloquear o acesso normal dos filhos ao Youtube, só permitindo navegar neste através do browser navegação segura onde os pais têm controle sobre o conteúdo que é oferecido às crianças.
Navegadores (Browsers)
Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge. Os principais navegadores disponíveis no mercado possuem a ferramenta de controle parental, que permite restringir o acesso a conteúdo inadequado, além de barrar o download de aplicativos não desejados/suspeitos.
Dicas de como ativar o controle parental você acessa no link abaixo.:
Videogames
Também é muito comum o acesso a internet pelos video games, que já possuem browsers embutidos. Vale lembrar que todos os principais consoles do mercado (Playstation, Xbox e o Nintendo Switch) já possuem também o controle parental.
Saiba como configurar este acesso no link.:
Fora isto, existem demais outras maneiras de proteger os seus filhos contra os perigos da internet. Cabe indicar aqui também o programa #NavegarNumaBoa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, o qual propõe diversas dicas para manter o acesso a internet em segurança . Você pode acessar as dicas conferindo o link abaixo.:
https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/reconecte/dicas
O google também fornece excelentes dicas de segurança para todos , além de uma ferramenta própria, o Family Link. Você pode acessar essa ferramenta clicando no link abaixo.:
https://safety.google/intl/pt-BR/families/parental-supervision/
Quais outras medidas você adota para proteger seus filhos na rede? Compartilha conosco através das nossas redes socias.
Fontes de pesquisa.:
https://www.mundopositivo.com.br/tecnologia/controle-o-que-seu-filho-ve-na-internet/
https://www.apptuts.net/tutorial/android/15-aplicativos-para-monitorar-o-celular-dos-filhos/