Enquanto sociedade falamos bastante sobre a necessidade de proteger as crianças e os adolescentes das mais diversas violências, entre elas, a violência sexual; mas pouco falamos sobre como isso deve ocorrer. É um assunto visto como tabu pela dificuldade que há em discutir sobre a sexualidade humana, por isso, sabemos o quão é complexo para pais, responsáveis, professores e demais fazerem uso da Educação Sexual como meio para combater a violência sexual.
A literatura possui diversos poderes, entre eles o de ajudar no desenvolvimento emocional e intelectual do ser humano. Se usamos como forma de entretenimento e aprendizagem, também podemos empoderar (ato de dar ou conceder poder para si próprio) meninas e meninos sobre seu próprio corpo. É importante destacar que cada faixa etária tem uma maneira de como abordar o assunto, não podemos generalizar, pois existem fases do desenvolvimento e isso deve ser levado em consideração.
A leitura na infância pode ensinar assuntos como integridade corporal; intimidade e consentimento; diferenças entre o corpo de meninas, meninos e adultos; sentimentos e tipos de toques de carinho e os toques abusivos.
Nesse sentido, selecionamos cinco livros que auxiliam de forma lúdica a abordar o tema com as crianças e pré-adolescentes. Dessa forma, além de aprender sobre a autoproteção e sobre o corpo, a diversão também se faz presente.
PIPO E FIFI
Faixa etária: A partir de 3 anos de idade.
De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda. O livro apresenta também atividades interativas, para desenvolver conceitos e promover a reflexão.
O SEGREDO DE TARTANINA
Faixa etária: A partir de 5 anos de idade.
Criado por psicólogas clínicas, “O Segredo da Tartanina” é fruto de anos de experiência profissional no atendimento a vítimas de abuso sexual. Com abordagem lúdica e interativa, adultos e crianças acompanham a história de Tartanina, uma pequena tartaruga vítima de agressão, servindo-se dessa analogia para fomentar uma conversa franca e elucidativa sobre este tema tão crítico.
A MÃO BOA E A MÃO BOBA
Faixa etária: A partir de 6 anos de idade.
O livro descreve momentos em que uma criança se vê às voltas com uma ‘mão boba’ que quer tocá-la, algumas vezes oferecendo presentes em troca. Na primeira vez, ela consegue fugir, mas a ‘mão boa’ que aparece para saber o motivo que a deixou triste não dá muita atenção ao choro, atitude que faz com que a personagem infantil se torne vítima novamente. A narrativa, em poesia, procura aliviar o peso do tema e a ausência de gênero definido da personagem ajuda a lembrar que meninos também podem ser vítimas de abuso.
NÃO ME TOCA SEU BOBOCA!
Faixa etária: A partir de 6 anos de idade.
O encontro com um tio gentil e sorridente acaba se tornando um pesadelo, do qual Ritoca e seus amigos conseguem escapar. De maneira lúdica, o livro “Não me toca, seu boboca!” mostra a todas as crianças o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la. Uma forma de oferecer segurança e informação às crianças sem perder o encantamento próprio da literatura.
O PLANETA EU
Faixa etária: A partir de 10 anos de idade.
Dois pré-adolescentes recorrem as pessoas que eles conhecem para entender sobre diversos temas ligados ao sexo: como nascem os bebês, mudanças ocorridas durante a adolescência, prevenção de doenças e orientação sexual.
Mesmo que as faixas etárias estejam indicadas, cada criança tem sua subjetividade e maturidade, por isso, sugerimos que os pais/responsáveis leiam antes cada livro para saber se o conteúdo está adequado. Também é importante se preparar para as possíveis perguntas que surgirão após a leitura delas.
Texto: Isabela Santos Braga