Uso de cartilhas como prevenção ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil

É comum o uso de cartilha como forma de ensinar a diversas faixas etárias sobre vários assuntos. Ela é um meio eficaz por ser clara e objetiva, as ilustrações que a compõe também são peças chaves neste recurso. Por isso, pensamos nela como forma de prevenir tanto a violência como a exploração sexual de crianças e adolescentes e criamos as nossas próprias cartilhas (link de acesso: https://futurobrilhante.net.br/materiais/). 

Abaixo explicamos de forma sucinta sobre elas:

Cartilha “Passo a passo para atendimento dos casos de violência sexual no Estado do Pará”

Pensada e elaborada pelo Diego Alex de Matos Martins, essa cartilha é destinada a todos que querem e precisam saber como agir em casos de violência sexual no Estado do Pará e como será o percurso da vítima no processo judicial. Conta também com as principais dúvidas que estão em torno do tema, como por exemplo: “Quem pode ser vítima de estupro?”. É uma ótima ferramenta de informação e elaborada de acordo com dados científicos.

Cartilha “Profissionais de Saúde no Enfrentamento à Violência Sexual Infantil”

Também pensada e elaborada pelo Diego Martins, a segunda cartilha é para um público mais restrito, os profissionais de saúde. Nela podem ser encontradas as seguintes informações: Casos de violência que chegam ao sistema de saúde; Encaminhamentos para a vítima e seus familiares; Percurso da vítima de crime sexual dentro do sistema de justiça. Pontos fundamentais que servem como um meio de consulta e estudo para os profissionais da área da saúde. Afinal, muitos casos de crimes sexuais podem ser detectados primeiro por eles, se estiverem aptos para tal.

A missão do Futuro Brilhante é prevenir crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes e um dos meios para fazer jus a isso é a distribuição das cartilhas, dessa forma, a informação chegará ao maior número possível de pessoas.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o tema, realizamos uma pesquisa e selecionamos algumas cartilhas sobre “Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes”, confira:

              ·       Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas

       http://www.conselhodacrianca.al.gov.br/sala-de-imprensa/publicacoes/Cartilha-abuso.pdf

             ·        Ministério Público do Paraná

       http://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/sedh/cartilha_educativa.pdf

             ·         Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

       https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/1183

             ·         Senado Federal

      https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/183371

 Texto: Isabela Braga

Arte: Jean Velasco

Rolar para cima
Pular para o conteúdo