O Auditório Ney Sardinha, no Cesupa, ficou lotado, na noite da última quinta-feira (7), para a palestra “Um país que quer ser grande, precisa proteger quem ainda não cresceu”, que discutiu sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Além da relevância do tema, quem participou do evento pôde ajudar o projeto Futuro Brilhante com doações de kits escolares, que serão doados na comunidade quilombola Cruzeirinho, no dia 22 de dezembro.
A mesa de palestrantes contou com a presença do Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no Estado do Pará (ABRACRIM/PA), Valério Saavedra, o Delegado de Polícia Civil, Klelton Mamed de Farias e o Mestre em Segurança Pública, Diego Martins, que também é idealizador do projeto Futuro Brilhante. Na palestra, foi falado sobre o olhar estereotipado que ainda se tem sobre os abusos sexuais e pedofilia.
Segundo Diego Martins, os números são assustadores. “A gente ter o registro de 1.400 casos no estado do Pará, somente nos seis primeiros meses do ano, isso é algo muito preocupante”, afirmou Diego. Valério Saavedra elogiou a iniciativa do evento e disse que é importante essa troca de conhecimento e reflexão sobre um tema tão importante e carente de informações.“O evento tem função social, além de ser educativo, em presentear as crianças carentes”, disse o Presidente, que reforçou a importância de se unir forças em combate à violência sexual.
Klelton Mamed ressaltou a importância de denunciar. “Dependendo do local onde essa pessoa se encontra, ela pode ser encaminhada ao ParáPaz, e nesse local ela terá um conjunto de profissionais, por exemplo, psicólogos, delegados, assistentes sociais, sociólogos e médicos para fazerem a perícia”, explicou o Delegado.
Para a aluna do 2° semestre do curso de Direito da Cesupa, Ana Luíza, um dos principais pontos da palestra foi a abrangência do tema e a quebra de estereótipos e tabus na sociedade. “Me traz esperança, ainda mais que foi um dos principais motivos de eu vir para essa palestra hoje, saber que tem uma causa maior nisso tudo, e poder ajudar, é maravilhoso”, disse a estudante, se referindo também à arrecadação de fundos e material escolar para o projeto Futuro Brilhante.
Siga o passo a passo para denunciar casos de violências sexuais. O Download é gratuito, basta clicar aqui.
Rodrigo Moraes – Estagiário da Ascom do Futuro Brilhante