{"id":2842,"date":"2020-12-24T16:29:57","date_gmt":"2020-12-24T19:29:57","guid":{"rendered":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/?p=2842"},"modified":"2020-12-24T16:40:20","modified_gmt":"2020-12-24T19:40:20","slug":"5-tutoriais-de-atividades-ludicas-para-prevencao-da-violencia-sexual-infantojuvenil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/2020\/12\/24\/5-tutoriais-de-atividades-ludicas-para-prevencao-da-violencia-sexual-infantojuvenil\/","title":{"rendered":"5 tutoriais de atividades l\u00fadicas para preven\u00e7\u00e3o da viol\u00eancia sexual infantojuvenil"},"content":{"rendered":"\t\t
Objetivo: <\/strong>ensinar sobre as partes do corpo para as crian\u00e7as e em que parte elas podem ou n\u00e3o ser tocadas.<\/span><\/p> Classifica\u00e7\u00e3o et\u00e1ria:<\/strong> crian\u00e7as entre 3 e 6 anos<\/span><\/p> Materiais utilizados: <\/strong>2 bonecos, um de cada sexo (podem ser de E.V.A, de pl\u00e1stico ou de pano, com calcinha e cueca separadas); livro \u201cPipo e FIFI \u2013 preven\u00e7\u00e3o de viol\u00eancia sexual na inf\u00e2ncia\u201d, de Caroline Arcari,\u00a0 para narra\u00e7\u00e3o (o livro est\u00e1 dispon\u00edvel na\u00a0 internet gratuitamente no formato PDF); papeis sulfite (A4) e l\u00e1pis coloridos pra desenho.<\/span><\/p> Quantidade de crian\u00e7as podem participar da atividade simultaneamente: <\/strong>recomenda-se at\u00e9 10 para melhor engajamento devido ao grupo et\u00e1rio.<\/span><\/p> Quest\u00f5es podem surgir a partir dessa brincadeira: <\/strong>as crian\u00e7as podem relatar que algum adulto tocou onde n\u00e3o devia. Por isso, \u00e9 necess\u00e1rio cautela para escutar a crian\u00e7a e verificar se algum de seus respons\u00e1veis sabe da situa\u00e7\u00e3o, caso n\u00e3o seja o pr\u00f3prio autor do abuso, e encaminhar a situa\u00e7\u00e3o para a Delegacia de Pol\u00edcia ou ao Minist\u00e9rio P\u00fablico do munic\u00edpio.<\/span><\/p> Para as crian\u00e7as interagirem mais: <\/strong>fa\u00e7a perguntas de acordo com o tema e a sua faixa et\u00e1ria, pe\u00e7a para completarem as falas, use linguagem l\u00fadica e vestimenta descontra\u00edda.<\/span><\/p> Que tipos de gatilhos podem ser disparados? <\/strong>Algumas crian\u00e7as podem demonstrar irritabilidade, podem n\u00e3o querer participar ou at\u00e9 mesmo podem chorar durante a atividade.\u00a0 Nesta \u00faltima situa\u00e7\u00e3o, recomenda-se que, primeiramente, o acolhimento separado dessa crian\u00e7a e a verifica\u00e7\u00e3o de seu choro e se ela quer conversar. Posteriormente, \u00e9 importante a notifica\u00e7\u00e3o dos pais ou respons\u00e1veis sobre o comportamento da crian\u00e7a diante da atividade.\u00a0 Se a crian\u00e7a n\u00e3o quiser interagir na atividade l\u00fadica, deve-se respeitar. Outros gatilhos que podem ser disparados s\u00e3o vergonha, altera\u00e7\u00f5es de comportamento como irritabilidade e agressividade, dist\u00farbios no sono como dificuldades para dormir ou pesadelos, altera\u00e7\u00e3o no rendimento escolar, dificuldades de concentra\u00e7\u00e3o, dist\u00farbios alimentares, automutila\u00e7\u00f5es, isolamento social, entre outras. \u00c9 importante destacar que estas altera\u00e7\u00f5es na atitude do(a) participante ap\u00f3s a realiza\u00e7\u00e3o da atividade podem levar dias ou at\u00e9 semanas para se manifestarem e serem percebidas.<\/span><\/p> Desenvolvimento da atividade: <\/strong>a partir da organiza\u00e7\u00e3o das crian\u00e7as em uma roda de conversa, o mediador da atividade iniciar\u00e1 uma conversa\/hist\u00f3ria utilizando dois bonecos. Nesta conversa ser\u00e3o apresentados, de forma l\u00fadica, os bonecos representativos do sexo masculino e feminino (Pipo e Fifi),\u00a0 as roupas \u00edntimas usadas por cada boneco, destacando a finalidade de proteger partes do corpo. A hist\u00f3ria avan\u00e7a e, de maneira did\u00e1tica, apresentam-se quais nomes comumente s\u00e3o dados \u00e0s partes intimas, bem como qual a maneira correta de nome\u00e1-las. Em seguida, ser\u00e1 conversado sobre quais tipos de toque a crian\u00e7a PODE aceitar e quais os toques ela N\u00c3O deve aceitar – garantindo autonomia \u00e0 crian\u00e7a em exercer seu direto de dizer N\u00c3O! Ao final da historinha ser\u00e1 elucidado \u00e0s crian\u00e7as que se elas vivenciarem situa\u00e7\u00f5es de toques indesejados – como os apresentados na conversa – devem comunicar as pessoas em quem confiam (rede de prote\u00e7\u00e3o\/seguran\u00e7a). Em seguida ser\u00e1 entregue uma folha impressa, com o espa\u00e7o adequado, para que cada crian\u00e7a desenhe a pessoa na qual deposita sua confian\u00e7a. Dessa forma ser\u00e1 poss\u00edvel identificar quais s\u00e3o as principais pessoas que comp\u00f5em a rede de seguran\u00e7a de cada crian\u00e7a.<\/span> Objetivo: <\/strong>Ensinas \u00e0s crian\u00e7as sobre as partes do corpo e quais delas s\u00e3o “p\u00fablicas” (podem ser tocadas) e “privadas” (n\u00e3o podem ser tocadas). Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m \u00e9 utilizada para orient\u00e1-las a quem recorrer em casos de toques indevidos.<\/span><\/p> Classifica\u00e7\u00e3o et\u00e1ria:\u00a0 <\/strong>crian\u00e7as entre 3 e 6 anos<\/span><\/p> Materiais utilizados: <\/strong>para a confec\u00e7\u00e3o da Luva pedag\u00f3gica ser\u00e3o necess\u00e1rias folhas EVAs de diferentes cores, fio barbante, cola e tesoura; m\u00fasica (pode ter acompanhamento de viol\u00e3o, se poss\u00edvel)<\/span><\/p> Quantidade de crian\u00e7as podem participar da atividade simultaneamente: <\/strong>recomenda-se at\u00e9 10 para melhor engajamento devido ao grupo et\u00e1rio.<\/span><\/p> Quais quest\u00f5es podem surgir a partir dessa brincadeira: <\/strong>as crian\u00e7as podem relatar que algum adulto tocou onde n\u00e3o devia. Por isso, \u00e9 necess\u00e1rio cautela para escutar a crian\u00e7a e verificar se algum de seus respons\u00e1veis sabe da situa\u00e7\u00e3o, caso n\u00e3o seja o pr\u00f3prio autor do abuso, e encaminhar a situa\u00e7\u00e3o para a Delegacia de Pol\u00edcia ou ao Minist\u00e9rio P\u00fablico do munic\u00edpio.<\/span><\/p> Para as crian\u00e7as interagirem mais: <\/strong>sempre conversar com o p\u00fablico antes, se apresentar, perguntar se conhecem as partes do corpo como cabe\u00e7a, barriguinha etc, e iniciar a apresenta\u00e7\u00e3o dizendo que ser\u00e1 ensinado algo importante.<\/span><\/p> Que tipos de gatilhos podem ser disparados? <\/strong>Algumas crian\u00e7as podem demonstrar irritabilidade, podem n\u00e3o querer participar ou at\u00e9 mesmo podem chorar durante a atividade.\u00a0 Nesta \u00faltima situa\u00e7\u00e3o, recomenda-se que, primeiramente, o acolhimento separado dessa crian\u00e7a e a verifica\u00e7\u00e3o de seu choro, se ela quer conversar. Posteriormente, \u00e9 importante a notifica\u00e7\u00e3o dos pais ou respons\u00e1veis sobre o comportamento da crian\u00e7a diante da din\u00e2mica.\u00a0 Se a crian\u00e7a n\u00e3o quiser interagir na atividade l\u00fadica, deve-se respeitar. Outros gatilhos que podem ser disparados s\u00e3o vergonha, altera\u00e7\u00f5es de comportamento como irritabilidade e agressividade, dist\u00farbios no sono como dificuldades para dormir ou pesadelos, altera\u00e7\u00e3o no rendimento escolar, dificuldades de concentra\u00e7\u00e3o, dist\u00farbios alimentares, automutila\u00e7\u00f5es, isolamento social, entre outras. \u00c9 importante destacar que estas altera\u00e7\u00f5es na atitude do(a) participante ap\u00f3s a realiza\u00e7\u00e3o da atividade podem levar dias ou at\u00e9 semanas para se manifestarem e serem percebidas.<\/span><\/p> Desenvolvimento da atividade: <\/strong>Deve-se iniciar pela apresenta\u00e7\u00e3o da Luva. Nela estar\u00e3o reunidas algumas partes importantes do corpo tais como: Cabe\u00e7a, boca, pernas, p\u00e9 e barriga – partes consideradas p\u00fablicas e que as crian\u00e7as precisam saber que est\u00e1 tudo bem receber carinho nessas regi\u00f5es. Logo abaixo da barriga h\u00e1 a presen\u00e7a de uma “janelinha” que representa os \u00f3rg\u00e3os sexuais de cada indiv\u00edduo. Nesse momento o mediador poder\u00e1 solicitar que cada crian\u00e7a fale como ela denomina essa regi\u00e3o (pipiu, torneirinha, pepeca, florzinha e afins…) O objetivo \u00e9 tornar o assunto natural, livre de tabus e “vergonhas”<\/strong>. Ap\u00f3s ouvir as crian\u00e7as, o(a) mediador(a) deve orientar em rela\u00e7\u00e3o a forma correta de nomear (vulva, vagina e p\u00eanis) e alertar no sentido de mostrar que essas s\u00e3o as partes privadas de seu corpo e que n\u00e3o podem ser tocadas por estranhos, parentes ou amigos da fam\u00edlia, apenas pelo papai ou mam\u00e3e, caso dependam deles para realizar sua higiene pessoal. No verso da luva, existir\u00e1 figuras representativas da rede de seguran\u00e7a das crian\u00e7as (m\u00e3e, pai, vov\u00f3, titia, professora ou irm\u00e3o). Pessoas com as quais a crian\u00e7a deve recorrer em casos de toques indesejados. Esse tamb\u00e9m \u00e9 um \u00f3timo momento para indagar as crian\u00e7as quem s\u00e3o as pessoas que elas mais confiam. Ap\u00f3s essas exposi\u00e7\u00f5es, o mediador cantar\u00e1 a M\u00daSICA que ilustra os elementos da luva. O objetivo \u00e9 ensinar e cantar junto com as crian\u00e7as.<\/span><\/p> OBS: letra da m\u00fasica e modelo da luva dispon\u00edvel no canal da Boenca JuJu no Youtube. Acesse: https:\/\/www.youtube.com\/watch?v=oZfacExBa3Y<\/u><\/span><\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Objetivo: <\/strong>Conscientizar crian\u00e7as e adolescentes acerca do abuso sexual e apresentar mecanismos de autoprote\u00e7\u00e3o e den\u00fancia.<\/span><\/p> Classifica\u00e7\u00e3o et\u00e1ria: <\/strong>\u00a0entre 9 e 12 anos<\/span><\/p> Materiais utilizados: <\/strong>Tv ou projetor de imagem e v\u00eddeo<\/span><\/p> Quantidade de crian\u00e7as podem participar da atividade simultaneamente: <\/strong>o ideal s\u00e3o grupos de at\u00e9 15 pr\u00e9-adolescentes para melhor intera\u00e7\u00e3o, mas pode ser realizada em salas de aulas com mais alunos.<\/span><\/p> Quais quest\u00f5es podem surgir a partir dessa atividade: <\/strong>d\u00favidas sobre partes do corpo e o que pode ser considerado abuso sexual, a primeira rela\u00e7\u00e3o sexual, tipos de toques entre outros assuntos<\/span><\/p> Para as crian\u00e7as interagirem mais: <\/strong>iniciar um bate papo descontra\u00eddo sobre um tema mais brando para que a turma v\u00e1 se soltando. Por exemplo, perguntar sobre um filme ou uma s\u00e9rie do momento para \u201cquebrar o gelo\u201d inicial. Ap\u00f3s isso, convidar a turma para uma conversa um pouco mais s\u00e9ria.<\/span><\/p> Que tipos de gatilhos podem ser disparados? <\/strong>Alguns alunos podem se sentir incomodados com o tema e se retirar da atividade. Neste caso, recomenda-se posterior conversa com o(a) aluno(a) para saber se est\u00e1 tudo bem e orient\u00e1-lo para conversar com algu\u00e9m de sua confian\u00e7a. H\u00e1 tamb\u00e9m a possibilidade de algum aluno come\u00e7ar a chorar ou se recusar a participar, mesmo em sala. Em todo caso, o espa\u00e7o da crian\u00e7a ou do adolescente deve ser respeitado e ela sempre acolhida em conversa individual com o(a) mediador(a) ou equipe pedag\u00f3gica em casos de escola. Outros gatilhos que podem ser disparados s\u00e3o vergonha, altera\u00e7\u00f5es de comportamento como irritabilidade e agressividade, dist\u00farbios no sono como dificuldades para dormir ou pesadelos, altera\u00e7\u00e3o no rendimento escolar, dificuldades de concentra\u00e7\u00e3o, dist\u00farbios alimentares, automutila\u00e7\u00f5es, isolamento social, entre outras. \u00c9 importante destacar que estas altera\u00e7\u00f5es na atitude do(a) participante ap\u00f3s a realiza\u00e7\u00e3o da atividade podem levar dias ou at\u00e9 semanas para se manifestarem e serem percebidas.<\/span><\/p> Desenvolvimento da atividade: <\/strong>esta atividade pode ser realizada em duas etapas.<\/span><\/p> A primeira \u00e9 a roda de conversa em que se pode ter uma ideia do que os estudantes conhecem. Perguntar o que eles j\u00e1 ouviram falar sobre o assunto, o que eles entendem por ABUSO e em seguida o que seria um abuso sexual. Ap\u00f3s ouvir os alunos, explica-se o conceito de abuso de modo geral, como uso excessivo de poder, de autoridade. Em seguida a no\u00e7\u00e3o de abuso sexual deve ser abordada. Explicando que o abuso sexual \u00e9 a invas\u00e3o do corpo da crian\u00e7a ou adolescente com toques, car\u00edcias e at\u00e9 mesmo o ato sexual.<\/span><\/p> \u00a0A segunda etapa ser\u00e1 apresentar a anima\u00e7\u00e3o Isabela Todabela <\/strong>em sala de aula ou em qualquer outro espa\u00e7o com acesso preferencial a projetor ou televis\u00e3o. O v\u00eddeo deve ser interrompido antes do final feliz e pedir para que os estudantes digam como acham que acabou. Depois de ouvir os estudantes, abrir espa\u00e7o para uma conversa sobre:<\/span><\/p> V\u00eddeo ISABELA TODABELA dispon\u00edvel em: https:\/\/www.youtube.com\/watch?v=i7j4xVTuxtE<\/span> <\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Objetivo: <\/strong>Auxiliar os adolescentes em questionamentos relativos ao consentimento, sexualidade e reprodu\u00e7\u00e3o desvinculado de um contexto sociocultural. Verbaliza\u00e7\u00e3o de fantasias e assuntos desprovidos das “amarras sociais”, isto \u00e9, de preconceitos, estigmas, estere\u00f3tipos e cren\u00e7as.<\/span><\/p> Classifica\u00e7\u00e3o et\u00e1ria: <\/strong>a partir de 12 anos<\/span><\/p> Materiais utilizados: <\/strong>Sala ampla, 5 cartolinas, 5 pinc\u00e9is at\u00f4micos ou canetinha hidrocor, fita crepe, papel A4 para confeccionar os crach\u00e1s e adere\u00e7os para a cabe\u00e7a<\/span><\/p> Quantidade de adolescentes que podem participar da atividade simultaneamente: <\/strong>grupos de 5 com um l\u00edder para anotar as respostas (o l\u00edder de cada pequeno grupo pode ser um aluno sorteado ou escolhido pelo mediador ou outros adultos respons\u00e1veis).<\/span><\/p> Quest\u00f5es podem surgir a partir dessa atividade: <\/strong>Podem surgir situa\u00e7\u00f5es como o primeiro beijo, o primeiro n\u00e3o, a primeira rela\u00e7\u00e3o sexual, masturba\u00e7\u00e3o, tipos de toques entre outros assuntos. O facilitador n\u00e3o deve sugerir. Ele deve esperar para trabalhar com o material que surge do grupo, inclusive com o sil\u00eancio e as inibi\u00e7\u00f5es que possam eventualmente aparecer, tentando apontar seu significado.<\/span><\/p> Gatilhos que podem ser disparados: <\/strong>traumas por rejei\u00e7\u00f5es e abusos, choros, vergonha, altera\u00e7\u00f5es de comportamento como irritabilidade e agressividade, dist\u00farbios no sono como dificuldades para dormir ou pesadelos, altera\u00e7\u00e3o no rendimento escolar, dificuldades de concentra\u00e7\u00e3o, dist\u00farbios alimentares, automutila\u00e7\u00f5es, isolamento social, entre outras. \u00c9 importante destacar que estas altera\u00e7\u00f5es na atitude do(a) participante ap\u00f3s a realiza\u00e7\u00e3o da atividade podem levar dias ou at\u00e9 semanas para se manifestarem e serem percebidas.<\/span><\/p> Desenvolvimento da atividade: <\/strong><\/span><\/p> Sugest\u00f5es para reflex\u00e3o: <\/strong>Refletir se \u00e9 f\u00e1cil ou n\u00e3o falar sobre os temas propostos. Por que \u00e9 f\u00e1cil para algumas pessoas e dif\u00edcil para outras? Com quem os adolescentes sentem-se mais \u00e0 vontade para conversar sobre os temas propostos? Quais os riscos de buscar informa\u00e7\u00f5es com pessoas que n\u00e3o dominam o assunto ou em fontes n\u00e3o confi\u00e1veis?<\/span> Objetivo: <\/strong>Auxiliar os adolescentes a manifestarem suas d\u00favidas sobre consentimento, sexualidade e reprodu\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p> Classifica\u00e7\u00e3o et\u00e1ria: <\/strong>a partir de 14 anos.<\/span><\/p> Material utilizado: <\/strong>Sala ampla e confort\u00e1vel, folhas de papel, l\u00e1pis ou caneta e saco de pl\u00e1stico ou recipiente em formato de caixa.<\/span><\/p> Quantidade de adolescentes que podem participar da atividade simultaneamente: <\/strong>a partir de 5 pessoas.<\/span><\/p> Quest\u00f5es podem surgir a partir dessa atividade: <\/strong>Podem surgir situa\u00e7\u00f5es como o primeiro beijo, o primeiro n\u00e3o, a primeira rela\u00e7\u00e3o sexual, masturba\u00e7\u00e3o, tipos de toques entre outros assuntos. O facilitador n\u00e3o deve sugerir. Ele deve esperar para trabalhar com o material que surge do grupo, inclusive com o sil\u00eancio e as inibi\u00e7\u00f5es que possam eventualmente aparecer, tentando apontar seu significado.<\/span><\/p> Gatilhos que podem ser disparados: <\/strong>traumas por rejei\u00e7\u00f5es e abusos, choros, vergonha, altera\u00e7\u00f5es de comportamento como irritabilidade e agressividade, dist\u00farbios no sono como dificuldades para dormir ou pesadelos, altera\u00e7\u00e3o no rendimento escolar, dificuldades de concentra\u00e7\u00e3o, dist\u00farbios alimentares, automutila\u00e7\u00f5es, isolamento social, entre outras. \u00c9 importante destacar que estas altera\u00e7\u00f5es na atitude do(a) participante ap\u00f3s a realiza\u00e7\u00e3o da atividade podem levar dias ou at\u00e9 semanas para se manifestarem e serem percebidas.<\/span><\/p> Desenvolvimento da atividade:<\/strong><\/span><\/p> 1 – O facilitador fornece folhas de papel e l\u00e1pis ou caneta para os adolescentes;<\/span><\/p> 2 – Cada participante do grupo escreve em tiras de papel, sem colocar seu nome, os temas ou perguntas que gostaria que fossem tratadas nos encontros;<\/span><\/p> 3 – Todas as tiras s\u00e3o colocadas em um saco ou recipiente em formato de caixa;<\/span><\/p> 4 – Cada um retira do saco uma tira de papel. Cada pessoa l\u00ea, em voz alta, o que cont\u00e9m na tira que retirou;<\/span><\/p> 5 – Abre-se um espa\u00e7o para os coment\u00e1rios e o grupo, juntamente, com facilitadores, especialmente da \u00e1rea da sa\u00fade, discutem os temas.<\/span><\/p> Atividades adaptadas da internet<\/span><\/p> Dayse Santos e Diego Martins<\/strong><\/span><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t","protected":false},"excerpt":{"rendered":" CONTA\u00c7\u00c3O DE HIST\u00d3RIA COM BONECOS: PIPO E FIFI Objetivo: ensinar sobre as partes do corpo para as crian\u00e7as e em que parte elas podem ou n\u00e3o ser tocadas. Classifica\u00e7\u00e3o et\u00e1ria: crian\u00e7as entre 3 e 6 anos Materiais utilizados: 2 bonecos, um de cada sexo (podem ser de E.V.A, de pl\u00e1stico ou de pano, com calcinha […]<\/p>\n","protected":false},"author":3,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_exactmetrics_skip_tracking":false,"_exactmetrics_sitenote_active":false,"_exactmetrics_sitenote_note":"","_exactmetrics_sitenote_category":0,"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"default","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-2842","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2842","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2842"}],"version-history":[{"count":10,"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2842\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":2857,"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2842\/revisions\/2857"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2842"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2842"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/futurobrilhante.net.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2842"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\tLUVA PEDAG\u00d3GICA + M\u00daSICA DE PREVEN\u00c7\u00c3O<\/h5>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
RODA DE CONVERSA COM A ANIMA\u00c7\u00c3O ISABELA TODABELA<\/h5>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
A VISITA DOS ETs<\/h5>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\tBRINCADEIRA DO SACO OU CAIXA DE PERGUNTAS <\/h5>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t