O cinema, além de entreter, exerce papel social extremamente relevante ao colocar em pauta temas delicados como a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes e incentiva debates sobre a realidade que vivemos. Por isso, preparamos esta lista contendo 23 indicações de filmes, séries e documentários que abordam a temática a nos possibilitam a reflexão sob vários aspectos.
Atenção!!! Os filmes apresentam algumas cenas de violência sexual grave e podem servir de gatilho para algumas pessoas.
1 – Dica de série: os 13 porquês
13 Reasons Why é uma série norte-americana lançada em março de 2017 na Netflix e é baseada na obra literária “Os 13 Porquês” de Jay Asher.
Abordando assuntos polêmicos que afetam muitos jovens, a série foi um sucesso imediato, conquistando a atenção do público jovem por todo o mundo. 13 Reasons Why (os 13 porquês) nos conta a história de Clay Jensen, um estudante comum do ensino médio que recebe uma caixa com fitas gravadas por Hannah Baker, um ex-interesse amoroso de Clay que havia cometido suicídio. Nas fitas Hannah conta os 13 porquês de ter tirado a própria vida e avisa que se você recebeu essa caixa, está de alguma forma ligado a sua morte e foi um dos motivos que a levaram a decisão de cometer suicídio.
Sugestão de discussão: Alterações de comportamento que podem indicar que o(a) adolescente necessita de ajuda e o preparo das escolas e dos pais para lidar com casos que envolvem depressão, bullying, isolamento e violência sexual.
Você pode assistir “Os 13 porquês“ na Netflix. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
2 – Dica de filme: Inocência Roubada
No filme francês “Inocência roubada” a menina Odette, doce e sorridente, gosta de desenhar e brincar de bonecas e seu grande sonho é ser a primeira bailarina num importante teatro da França. Porém, sua inocência se corrompe quando um amigo da família se aproveita de sua ingenuidade para abusá-la sexualmente.
A história da protagonista é narrada através de suas sessões de psicanálise onde o espectador mergulha no inconsciente da bailarina e explora memórias e fantasias.
Sugestão de discussão: conversar sobre quais medidas de segurança costumas adotar para que as crianças da sua família não sejam abusadas por pessoas próximas como amigos, vizinhos e parentes?
Você pode assistir “inocência roubada“ no Amazon Prime Video, no Google Play na Apple TV. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
3 – Dica de filme: Preciosa: uma história de esperança
Preciosa é uma adolescente de 16 anos, negra e gorda. Vítima de bullying na escola e violentada pelo pai desde muito cedo, ela também convive diariamente com os ataques físicos e verbais da sua mãe. Sob estas circunstâncias, a protagonista, interpretada por Gabourey Sidibe, engravida do seu pai pela primeira vez aos doze anos; e, mais tarde, aos dezesseis, uma nova gestação é descoberta.
Sugestão de discussão: conversar a respeito da violência sexual intrafamiliar e da gravidez na adolescência.
Você pode assistir “Preciosa: uma história de esperança” no Youtube. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
4 – Dica de série: The Keepers
The Keepers é uma série documental que relata o assassinato de uma jovem freira, Irmã Cathy Cesnik. A jovem professora desapareceu em Maryland no ano de 1969 e seu corpo só foi encontrado quase dois meses depois.
O documentário também mostra que há suspeitas de que o conselheiro da escola abusava sexualmente das alunas, utilizando sua influência como “representante de Deus” para realizar sessões que segundo ele ajudariam as meninas a serem perdoadas por seus pecados.
Sugestão de discussão: conversar sobre a criação de mecanismos para prevenir a ocorrência da violência sexual em espaços religiosos.
Você pode assistir “The Keepers” na Netflix. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
5 – Sugestão de filme: Audrie & Daisy
Audrei & Daisy é um documentário que conta a história de duas adolescentes vítimas de violência sexual. Audrei estava em uma festa, bebeu muito e foi levada até um quarto onde diversos garotos pintaram seu rosto e escreveram em seu corpo diversas frases obscenas em seu corpo nu. Em seguida, os jovens abusaram sexualmente da adolescente, e registraram parte do crime em vídeo com um celular, posteriormente as imagens foram compartilhadas entre os colegas da escola em que todos eles estudavam e Audrei, sentindo que sua reputação e vida escolar estavam arruinadas, se suicidou uma semana depois.
Já Daisy tinha 14 anos quando foi induzida a consumir uma quantidade absurda de bebida alcoólica por colegas do irmão mais velho para então ser estuprada e, em seguida, abandonada pelos jovens no jardim de casa, em um estado próximo a de um coma.
Sugestão de discussão: conversar sobre as causas da automutilação e suicídio na adolescência.
Você pode assistir “Audrei & Daisy” na Netflix. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
6 – Dica de filme: O conto (the tale)
“O conto” narra a história de Jennifer Fox, uma documentarista de sucesso, que é surpreendida quando sua mãe encontra uma história que sua filha escreveu quando tinha treze anos sobre sua relação com dois adultos que foram importantes em sua infância. A partir da descoberta do conto que escreveu quando criança, nossa protagonista revive os eventos do passado, confrontando o que achava ter vivido e o que efetivamente viveu.
Sugestão de discussão: conversar sobre a memória e o bloqueio de lembranças traumáticas.
Você pode assistir “o conto” na HBO. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
7 – Dica de série: Inacreditável
Marie Adler, de 18 anos, estava em seu apartamento quando foi acordada por um homem mascarado que a amarrou e a violentou sexualmente enquanto a ameaçava com uma faca. Após o episódio traumatizante a jovem necessitou relatar a violência sofrida sucessivas vezes até que, exausta e traumatizada, começa a confundir os detalhes, o que gera a dúvida: e se ela estiver mentindo?
Sugestão de discussão: conversar sobre revitimização secundária e a credibilidade do relato da vítima.
A minissérie pode ser encontrada na Netflix. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
8 – Dica de filme – O silêncio de Melinda
Vítima de violência sexual na adolescência, Melinda se isola dos amigos e familiares. Seu desempenho escolar cai e começa a demonstrar comportamentos diversos dos que costumava ter sem que ninguém percebesse as mudanças drásticas em sua conduta. A protagonista se autocensura pelo ocorrido e não consegue comunicar a ninguém a violência que sofreu, além de enfrentar a discriminação de seus colegas e a exigência dos pais, que não notam a diferença comportamental da filha.
Sugestão de discussão: conversar sobre sinais que as vítimas de violência sexual costumam apresentar e a sindrome do segredo.
O filme está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=PxGPZkaQlRw. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
9 – Dica de filme – O lenhador
Ex-presidiário em razão da prática de crimes sexuais, ao sair da prisão, luta contra seu desejo por crianças e tenta viver uma vida normal.
Sugestão de discussão: conversar sobre a possibilidade de reinserção social de quem já foi condenado pela prática de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes.
O filme está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Mu74BmL54Ro. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
10 – Dica de documentário – As filhas da índia
Um grupo de seis homens estupra uma mulher de 23 anos anos em um ônibus, em dezembro de 2012 em Nova Déli, e dias depois ela morre no hospital por graves ferimentos internos. Indignadas pela violência, mulheres do país inteiro vão às ruas protestar, mobilizando uma onda mundial de aversão a tal ato.
Sugestão de discussão: conversar sobre formas de responsabilizar os agressores sexuais observando a legislação vigente no país.
Documentário disponível no Prime Vídeo. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
11 – Dica de filme – desaparecidos
O filme “Desaparecidos”, de 2007, disponível na Amazon Prime Vídeo, é uma trama que se passa em uma cidade do México e tem como atriz principal Paulina Gaitan, que interpreta Adriana, uma adolescente de 13 anos que é sequestrada por traficantes sexuais.
Adriana tem um irmão de 17 anos, Jorge, que parte para resgatá-la em uma jornada bastante desafiadora. No caminho ele encontra Ray Sheridan, um policial que sofre com a dor de ter perdido sua família para o tráfico sexual.
Ao compartilhar da mesma dor, Ray Sheridan une forças com Jorge para encontrar Adriana e embarca nessa jornada nada fácil.
A trama é extremamente interessante, pois além do tráfico de pessoas, aborda a temática de exploração sexual de crianças e adolescentes. São temas bem difíceis, mas que precisam ser discutidos.
Que tal trazer essa discussão para sua família e amigos? A abordagem de temas como esses a partir de filmes é uma ótima opção. Vamos lá descobrir se Jorge conseguiu resgatar sua irmã Adriana?
Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
12 – Dica de filme – a qualquer preço
A qualquer preço, disponível na Netflix e no YouTube, foi estrelado em 2014 por Kim Basinger, que interpreta Maria, uma empresária que apesar de ser bem sucedida e ter praticamente tudo na vida, nunca conseguiu ter um filho.
Ela sofreu vários abortos ao longo da vida e após a última tentativa de ter um filho, ela sofre novamente um aborto e o médico acaba com todas as suas expectativas em relação à maternidade, devido sua idade.
Com isso, Maria decide adotar uma criança e seu desejo desesperado a leva até a Europa Oriental em uma jornada bastante perigosa e misteriosa. Os temas centrais do filme são a exploração sexual comercial e o tráfico de crianças.
Vem com a gente desvendar os mistérios dessa trama e refletir sobre os diversos problemas envolvidos nesse contexto! Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
13 – Dica de Documentário: Casamento infantil (Plan Internacional)
“Casamento Infantil” é um documentário que aborda uma temática ainda muito presente em nossa sociedade e que é negligenciada por muitos. O tema central é sobre a história de duas meninas que vivem em realidades bem diferentes. Uma mora no interior do Maranhão e a outra na periferia de um dos bairros de São Paulo. Ambas tiveram suas vidas marcadas pelo fenômeno do casamento precoce.
Nesse contexto, é importante destacar que a nomenclatura “casamento infantil” é bastante problemática, pois tem o objetivo de naturalizar situação extremamente violenta já que a prática sexual com pessoas com menos de 14 anos é considerada estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal).
Além disso, existe uma série de complicações resultantes dessa prática, tais como: gravidez precoce, o abandono escolar e a perpetuação do ciclo de dominação e reprodução das desigualdades de gênero.
Apesar de o casamento infantil ser bastante comum em nossa realidade, sua discussão nos círculos sociais ainda é ignorada por ser considerado um tema tabu. Por esse motivo, nós te convidamos a assistir esse documentário, pois ele aborda vários fatores relacionados a essa prática.
A partir da utilização do documentário você poderá discutir sobre o casamento infantil com a sua família, com os seus amigos e também no seu ambiente trabalho. E aí? Vamos juntos embarcar nessa aventura que promete muitas descobertas?!
Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
14 – Dica de filme: 3096 dias de cativeiro
Tema central: Sequestro, cárcere privado e estupro
Baseado na história real de Natascha Kampusch, raptada numa rua de Viena aos dez anos de idade e mantida em cativeiro de 1998 a 2006, o filme mostra o período da sua vida antes de ser raptada, durante o cativeiro e sua reintegração à liberdade. A obra cinematográfica é baseada na autobiografia da própria Natascha que revelou ao mundo os horrores sofridos em seu cativeiro.
Sugestão de conversa: quais os efeitos psicológicos e comportamentais decorrentes da violência sexual e como auxiliar na superação?
Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
15 – Dica de filme: Confiar
Tema central: Violência sexual e culpabilização da vítima
Annie Cameron (Liana Liberato) é mais uma adolescente comum de 14 anos que está sempre conectada à internet e é neste espaço virtual que conhece um garoto chamado Charlie (Chris Henry Coffey) com quem irá se envolver e perceber que nem sempre quem está do outro lado da tela diz a verdade. Entre outros assuntos, o filme discute a dificuldade da adolescente e de colegas de escola a reconhecerem-se enquanto vítimas de um crime.
Sugestão de conversa: Culpabilização das vítimas de violência sexual, os perigos da internet e conversas com estranhos.
Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
16 – Dica de filme: Graças a Deus
Tema central: violência sexual no contexto religioso
Produção francesa do ousado diretor François Ozon, baseado na condenação do cardeal francês Philippe Barbarin, traz à tona antigos casos de abusos sexuais cometidos por um padre e depois de muito tempo revelados por Alexandre Guérin (Melvil Poupaud), fato que desencadeia outros relatos de vítimas do mesmo padre Preynat e a busca por justiça diante dos antigos e possíveis novos casos.
Sugestão de conversa de pais e educadores com crianças e adolescentes: Quais os limites de obediência que se deve ter a um adulto? Em casos de algum abuso, em quem confiar? Qual a importância da denúncia para punição dos culpados e diminuição de vítimas? É possível identificar fisicamente um abusador ou ele pode ser qualquer pessoa, inclusive com prestígio social?
Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
17 – Dica de filme: Nascidos em Bordéis
Nascidos em Bordéis é um documentário produzido pela fotógrafa inglesa Zana Briski e seu amigo Ross Kauffman, a ideia inicial dos diretores era a análise da vida das mulheres e das prostitutas que trabalhavam no distrito da Linha Vermelha, em Calcutá. Mas ao adentrar essa parte esquecida da Índia, se depararam com uma realidade mais dura, a das crianças que vivem dentro desse mundo.
Descobrimos a dura realidade das crianças, que vivem em situações desumanas e assistem a decadência dos pais, bêbados ou drogados e das mães prostitutas. No documentário Zana Briski distribui câmeras para as crianças e as ensina sobre fotografia, as imagens capturadas são impressionantes e externam uma realidade ignorada.
A questão dolorosa era: qual seria o futuro daqueles meninos e meninas? Eles mesmos já pareciam certos de que seguiriam os passos dos pais, vivendo uma situação miserável e assistindo seu futuro chegar mais perto a cada dia.
Sugestão de discussão: muitas vezes nos enganamos com as histórias filtradas pelos filmes e novelas, mas a dura realidade das crianças indianas que nascem no bairro da luz vermelha traz à tona um alerta de que pequenas iniciativas como a da fotógrafa Zana, podem ajudar a melhor a realidade sofrida por aqueles meninos e meninas. Vemos o talento desperdiçado em meio aquela situação desumana e o poder da compaixão e da sensibilidade. Este é um trabalho que deve ser imitado pelas pessoas que acreditam em um futuro melhor, mesmo que todas as circunstâncias nos levem a acreditar o contrário.
O documentário pode ser encontrado no canal de streaming “looke”. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
18 – Dica de filme – Cinderelas, lobos e príncipes
“Cinderelas, lobos e um príncipe encantado” é um documentário de 2008, dirigido por Joel Zito, que aborda o imaginário sexual de mulheres brasileiras que sonham em encontrar um marido europeu.
O documentário traz uma série de informações sobre o turismo sexual, tráfico de pessoas, violência sexual contra crianças e adolescentes, além de desvendar o imaginário de vítimas brasileiras que deixam o país sonhando com uma vida melhor lá fora.
O diretor viaja pelo nordeste brasileiro e países como a Europa, Itália e Alemanha em busca de informações sobre o turismo sexual. Suas buscas resultam no documentário “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado”, que traça um perfil dos atores envolvidos nesse contexto.
Pela sua riqueza conceitual e relevância do tema, o documentário ganhou vários prêmios do cinema nacional e ainda hoje é uma excelente obra.
Assista no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=6BZG-6he FXw. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
19 – Dica de filme – baixio das bestas
“Baixio das Bestas”, de 2006, é um filme brasileiro dirigido por Cláudio Assis que expõe o drama de uma adolescente explorada sexualmente por seu avô.
O cenário do filme é a Zona da Mata pernambucana, região conhecida pelos canaviais. No local, a adolescente – Auxiliadora é usada pelo seu avô para conseguir dinheiro dos caminhoneiros em um posto de combustível.
O avô de Auxiliadora possui uma postura bastante “moralista”, porém não pensa duas vezes antes de expor sua neta em troca de dinheiro.
Assim, o drama traz muitas discussões em torno da exploração sexual de menores, o ambiente desprotegido em que vivem muitos adolescentes e o contexto rural, onde a violência sexual costuma estar presente com maior frequência.
Assista o filme completo no YouTube. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
20 – Dica de documentário – Spotlight: segredos revelados
Vencedor do Oscar de melhor filme em 2016, narra a história de uma investigação de violência sexual cometida por membros da arquidiocese de Boston e revela todo um esquema de acobertamento destes crimes envolvendo, inclusive, instituições do sistema de justiça. Foi baseado em fatos reais, trouxe depoimentos de vítimas e foi alvo de críticas da igreja católica.
Assista o filme completo na Netflix. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
21 – Dica de filme – Moonlight- Sob a luz do luar
Em 2007 o longa venceu 4 categorias: melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante. O filme apresenta três etapas da vida de Chiron, personagem principal, explorando as dificuldades que enfrenta no processo de reconhecimento da sua identidade, sexualidade e o abuso físico e emocional que sofreu ao longo destas transformações.
Assista o filme completo no YouTube, HBO Max, Apple TV ou Google Play Filmes e TV. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
22 – Dica de filme – O quarto de jack
O filme conta a trajetória de uma mulher que foi sequestrada quando ainda era adolescente e que foi mantida em cativeiro e abusada sexualmente por vários anos. Em razão dos abusos acaba engravidando e cria seu filho dentro de um quarto minúsculo. Jack, filho da protagonista, presenciou os momentos em que a mãe é violentada sexualmente pelo abusador. O longa-metragem ganhou o Oscar de melhor atriz.
Assista o filme completo na Netflix. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
23 – DIca de filme – Dúvida (doubt)
Meryl Streep é a irmã Aloysius, diretora da rígida escola de St. Nicholas, que acredita no poder do medo e da disciplina. Uma das freiras conta à diretora que o carismático padre Flynn pode estar dando atenção demais para um garoto. Mesmo sem provas, irmã Aloysius começa uma luta pessoal contra o padre, apesar de não ter provas suficientes sobre abuso infantil. O filme foi indicado ao Oscar 2009 nas categorias, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante.
Assista o filme completo no YouTube. Além disso, se ficou interessado na dica, também pode conferir mais conteúdos como esse no nosso blog https://futurobrilhante.net.br/blog-fb/
Texto: Diego Martins