10filmes

10 filmes para conversar sobre violência sexual

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um dos mais delicados temas abordados pelo cinema; e existem muitas formas de contar as histórias das vítimas através de enredos que, em alguns casos, são ilustrados através de poesia, música e cores diversas; outras vezes, num terrível choque de realidade, seco e frio. Seja como for, cada história retratada na lista de filmes abaixo, demonstra o quanto os crimes sexuais podem acontecer nos mais variados contextos e com diversos tipos de pessoas, entre elas, estão as vítimas mais vulneráveis, as crianças e adolescentes.  Em cada uma das indicações será abordado um tema específico acerca de violência sexual o qual pode ser discutido com amigos, família e também nas salas de aula. (Obs.: Tema delicado sobre violência sexual grave, pode servir de gatilho para alguns)mattis, pulvinar dapibus leo.

Marcas do Silêncio

Tema central: estupro de vulnerável, agressão física

Baseado no best-seller autobiográfico de Dorothy Allison, o filme, de 1996, conta a história de violência física e sexual pela quais a garotinha Bone sofre nas mãos cruéis de seu padrasto. Sua mãe Anny terá que decidir entre o amor e proteção da filha e a necessidade de um marido.

Sugestão de conversa: rede de proteção à criança vítima de violência sexual; sinais de que a criança foi vítima de violência sexual

Anjos do sol

Tema central: exploração sexual

Importante obra do cinema nacional, o filme aborda o drama das meninas do interior nordestino, recrutadas com a falsa promessa de trabalho nas grandes cidades. Através da história da pequena Maria de apenas 11 anos somos levados a conhecer um pouco mais sobre como funcionam leilões de meninas virgens e as casas ilegais de exploração sexual infantojuvenil no Brasil. Dirigido por Rudi Lagemann, 2006.

Sugestão de conversa: como pobreza e exploração sexual estão ligadas? Será que essa realidade está distante de nós?

Laranjas e sol

Tema central: Tráfico de pessoas

Humphreys é uma assistente social que descobriu um dos maiores escândalos de tráfico infantil da Europa, envolvendo governos que deportavam forçadamente crianças pobres para países da Europa e América do Norte. Direção de Jim Loach, 2010

Sugestão de conversa: Qual o papel dos órgãos de fiscalização? Qual a relação entre a miséria e o tráfico de pessoas? O que podemos fazer para que isso não aconteça com nossas crianças?

Hope

Tema central: estupro de vulnerável e tortura

Emocionante drama sul-coreano, o longa baseia-se numa história real ocorrida na Coréia do Sul conhecida como “O Infame Caso Nayoung”, em que uma menina de apenas oito anos é violentamente estuprada e torturada por um homem bêbado de 57 anos. Filme dirigido por Lee Joon-ik, 2013

Sugestão de conversa: Existe algum local em que a criança esteja totalmente segura? Como devemos nos comportar diante de criança que tenha sido vítima de violência sexual a fim de não agravar as sequelas decorrentes da violência?

Graças a Deus

Tema central: violência sexual no contexto religioso

Produção francesa do ousado diretor François Ozon, baseado na condenação do cardeal francês Philippe Barbarin, traz à tona antigos casos de abusos sexuais cometidos por um padre e depois de muito tempo revelados por Alexandre Guérin (Melvil Poupaud), fato que desencadeia outros relatos de vítimas do mesmo padre Preynat e a busca por justiça diante dos antigos e possíveis novos casos.

Sugestão de conversa de pais e educadores com crianças e adolescentes: Quais os limites de obediência que se deve ter a um adulto? Em casos de algum abuso, em quem confiar? Qual a importância da denúncia para punição dos culpados e diminuição de vítimas? É possível identificar fisicamente um abusador ou ele pode ser qualquer pessoa, inclusive com prestígio social?

Confiar

Tema central: Violência sexual e culpabilização da vítima

Annie Cameron (Liana Liberato) é mais uma adolescente comum de 14 anos que está sempre conectada à internet e é neste espaço virtual que conhece um garoto chamado Charlie (Chris Henry Coffey) com quem irá se envolver e perceber que nem sempre quem está do outro lado da tela diz a verdade. Entre outros assuntos, o filme discute a dificuldade da adolescente e de colegas de escola a reconhecerem-se enquanto vítimas de um crime.

Sugestão de conversa: Culpabilização das vítimas de violência sexual, os perigos da internet e conversas com estranhos.

3096 dias de cativeiro

Tema central: Sequestro, cárcere privado e estupro

Baseado na história real de Natascha Kampusch, raptada numa rua de Viena aos dez anos de idade e mantida em cativeiro de 1998 a 2006, o filme mostra o período da sua vida antes de ser raptada, durante o cativeiro e sua reintegração à liberdade. A obra cinematográfica é baseada na autobiografia da própria Natascha que revelou ao mundo os horrores sofridos em seu cativeiro.

Sugestão de conversa: quais os efeitos psicológicos e comportamentais decorrentes da violência sexual e como auxiliar na superação?

Um olhar do Paraíso

Tema central: Estratégia utilizada pelo abusador e morte violenta

Susie Salmon (Saoirse Ronan) é uma adolescente de 14 anos que nos conta a sua história de vida e morte, após ser estuprada e assassinada por seu vizinho numa emboscada. A família de Susie tenta lidar com a perda da filha e irmã, ao mesmo tempo que busca por provas do culpado pelo assassinato de Salmon. Obra baseada no romance de Alice Sebold, The Lovely Bones, dirigida por Peter Jackson, 2009.

Sugestão de conversa: Quem pode ser o abusador? Como ele age? O que observar no comportamento de vizinhos, amigos e familiares?

A cor púrpura

Tema central: violência doméstica e psicológica, estupro de vulnerável; racismo

Estado da Georgia, 1909, Celie (Whoopi Goldberg) é uma jovem de 14 anos que foi estuprada pelo pai e dele tem dois filhos. Celie, então,  é afastada não só dos filhos, mas também da sua amada irmã e é entregue pra ser escrava e companheira de Mister. A vida de Celie, porém, ganha cor quando alguns personagens a ajudam a perceber o quão brilhante ela é. EUA, 1986

Sugestão de conversa: A naturalização da violência contra mulher sob a forma de estupro, agressão física e psicológica. Adoção legal: é errado tirar filhos de mães em situações de vulnerabilidade?

SOBRE MENINOS E LOBOS

Tema central: traumas decorridos de violência sexual; violência sexual contra garotos

Um violento assassinato irá reunir novamente três amigos de infância, agora homens adultos, e trazer à tona traumas que eles preferiam não lembrar. “Às vezes o homem não era absolutamente um homem. Ele era o menino. O menino que havia escapado dos lobos”. Dirigido por Clint Eastwood, EUA, 2003.

Sugestão de conversa: Violência sexual contra meninos, apesar de ser minoria, existe. Como os traumas da infância podem afetar a vida adulta? O quão perigosas as ruas são até hoje para as crianças?

Os filmes acima citados nos ajudam, enquanto sociedade, a entender um pouco melhor como se agem os tipos de criminosos sexuais, alguns de seus artifícios e, principalmente, como cada vítima é afetada. Essa discussão precisa chegar como alerta a todos. A cada ano, milhares de crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual e as estatísticas demonstram que na maioria dos casos os violentadores são pessoas próximas, de dentro de casa inclusive. Porém, não se pode esquecer que na escola, no trabalho, numa praça, em qualquer lugar, agora mesmo, uma pessoa pode estar sendo vítima de algum tipo de violência sexual. Combater essa prática de crime tão perversa é papel não apenas do Estado, mas também de cada cidadão. 

Existem muitas formas de ajudar no combate à violência sexual infantojuvenil. Uma delas é através da divulgação de informações a respeito, é na conversa com os filhos, em um bate papo com os amigos ou até numa roda de conversa e análise dentro da sala de aula. Então, vamos lá. Escolha o filme, aborde com cuidado o tema e seja um parceiro na conscientização sobre prevenção à violência sexual.

 

Texto de Dayse Santos e Diego Martins

Rolar para cima
Pular para o conteúdo